domingo, 18 de dezembro de 2011

Foz do Iguaçu sediará 1ª Feira de Inovação das Ciências em 2012


Agora é oficial: a 1ª Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FICIÊNCIA) acontecerá entre os dias 07 e 09 de novembro de 2012, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), localizado dentro da Usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu. Representantes governamentais da área de educação e de universidades do Paraná, de Alto Paraná (Paraguai) e de Misiones (Argentina) anunciaram, na manhã desta segunda-feira (12), no PTI, a realização do evento destinado aos estudantes do ensino fundamental e médio dos três países.

Para o gerente da área de Educação da Fundação PTI, Antonio dos Santos Neto, e coordenador geral do FICIÊNCIA, “a Fundação PTI conseguiu criar um ambiente de integração efetiva entre Brasil, Argentina e Paraguai. Além de gerar relações para dentro do Parque, essa iniciativa também permitirá a relação entre as próprias instituições, com a discussão de questões fundamentais nas áreas da ciência, educação, ensino e aprendizagem”, destacou.

Para Miguel Angel Lopez, da Universidad Nacional de Misiones e membro da organização da Feira, “esse evento é muito importante e relevante, por diferentes motivos, entre eles, por incentivar que a ciência se instale em diferente meios do sistema educativo, e por promover a integração dos três países, na organização e participação no evento. Estamos com muita expectativas e felizes pelo convite, e assumindo esse desafio de colocar a ciência em evidência nesse trabalho conjunto que estamos desenvolvendo.”, destacou.

Financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT) e pelo Ministério da Educação (MEC), a feira tem o propósito de estimular e consolidar o saber, a criatividade e a inovação, possibilitando a popularização do método científico nos diversos momentos do processo educacional.

A proposta é incentivar que os alunos da rede pública e privada de ensino do Paraná, de Alto Paraná (Paraguai) e de Misiones (Argentina) desenvolvam, durante o ano letivo, pesquisas científicas nas diversas áreas do conhecimento para serem apresentadas na Feira. Além disso, serão promovidas palestras e outros eventos científicos voltados aos estudantes. Ao todo, são esperados para a FICIÊNCIA cerca de 2 mil participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário